Desde a última segunda-feira (24), a Irmã Zilma, da Congregação Servas de Maria Reparadoras, representando o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da CRB Regional Santa Catarina – Florianópolis, está no Centro de Formação e Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, participando do Encontro Nacional de Animadores Vocacionais. O evento, que se encerra hoje (26), tem como foco o estudo da Direção Espiritual e do Projeto Pessoal de Vida no discernimento vocacional, conduzido por Dom Cícero França.
A Direção Espiritual foi abordada como um pilar essencial no processo formativo, especialmente diante dos desafios contemporâneos, entre eles, a superficialidade espiritual. O cuidado com essa dimensão na Animação Vocacional, bem como nos seminários e nas casas de formação da Vida Religiosa Consagrada, é um chamado ao resgate da vivência autêntica da fé.
Ser acompanhado espiritualmente é um convite a colocar a vida diante de Deus e sob a luz do Espírito Santo. Nesse caminho, a Direção Espiritual auxilia a pessoa a escavar seu próprio coração, enfrentando processos desintegrados para conformar-se à vontade divina. Para isso, o diretor espiritual deve estar profundamente unido a Cristo, tornando-se um guia seguro para aqueles que buscam o discernimento vocacional.
Além da reflexão sobre a Direção Espiritual, o encontro também propõe elementos de revisão das diretrizes para a formação presbiteral na Igreja no Brasil, reforçando a importância de uma formação integral e enraizada na fé.
O SAV da CRB Regional Santa Catarina segue atento aos desafios e necessidades da Animação Vocacional, buscando formas de fortalecer o acompanhamento espiritual daqueles que trilham o caminho do discernimento e da entrega a Deus.