No domingo, dia 9 de junho, o Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), localizado em Governador Celso Ramos-SC, foi sede da 26ª Romaria da Terra e das Águas. O evento, organizado pela Arquidiocese de Florianópolis e promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 4, reuniu sacerdotes, bispos, religiosos, religiosas e fiéis das 10 dioceses de Santa Catarina.
Com o lema “Peregrinos da Esperança no cuidado da casa comum”, a romaria deste ano teve como foco a preservação ambiental e a responsabilidade coletiva no cuidado da Casa Comum. Durante todo o dia, os participantes se engajaram em diversas atividades e reflexões, destacando a importância de proteger o meio ambiente e promover práticas sustentáveis em todas as áreas da vida.
A programação incluiu missa, momentos de oração, palestras e a caminhada refletindo uma via-sacra ecológica que reforçaram a conexão dos participantes com a natureza e a espiritualidade.
Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, destacou em sua homilia a urgência de um comprometimento maior com a sustentabilidade: “Como cristãos, somos chamados a ser guardiões da criação de Deus. Esta romaria é um convite a todos para que repensemos nossas atitudes e nos engajemos na construção de um mundo mais justo e sustentável.”
O evento encerrou com o plantio da cruz, onde os participantes renovaram seu compromisso com a preservação ambiental e a promoção do bem comum. “Saímos daqui com o coração cheio de esperança e com a missão de levar adiante a mensagem de cuidado e respeito pela nossa Casa Comum”, afirmou uma das participantes.
Confira algumas imagens do evento:
Créditos das imagens: Arquidiocese de Florianópolis e Regional CNBB Sul 4.